Entenda como funciona o processo de contingência nacional da NF-e

A contingência utiliza o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional(SCAN) para recepcionar as notas. Quando ele está habilitado o contribuinte fará a transmissão, consulta, recepção ou registro de evento por esse meio.

Lembre-se sempre de que esse ambiente não fica disponível o tempo todo, ele é habilitado somente quando há problemas com os servidores estaduais. Ao contrário do que muitos pensam, as notas emitidas em ambiente SCAN não precisam serem refeitas em ambiente normal. As notas enviadas para o SCAN são transferidas para a federação do emitente assim que tudo se normalizar e pode ser consultada normalmente.

Para saber se o SCAN está habilitado para seu estado é só entrar no  Portal Nacional da NF-e e verificar se está com ambiente ativo ou que esteja agendado, como mostrado abaixo:serviços de contingencia

Assim, sempre que você notar instabilidade ao enviar uma NF-e, verifique se o seu estado está passando por problemas técnicos e se o ambiente SCAN está ativo para o mesmo, antes de tentar emitir nota para esse ambiente.

Para consultar se seu estado está passando por manutenção ou instabilidade clique aqui e veja o status de funcionamento.

Fonte: Portal da Nota Fiscal Eletrônica